segunda-feira, 3 de outubro de 2011


Basta, ainda vive o meu sonho! - INTRODUÇÃO

Quando lemos o livro de Gênesis, nos emocionamos profundamente com a apaixonante e bela vida de José. Ficamos tão admirados que nem sempre percebemos tratar-se da história de seu pai Jacó. No entanto, ao entendermos que Jacó (e não José) é o protagonista, nos deparamos com uma história capaz de nos levar a sinceras lágrimas de emoção e reflexão, arrependimento e transformação, alegria e gratidão a Deus. A história real de um homem que por vários anos chorou a morte de um sonho que não morrera. Um sonho gerado por Deus e invejado por satanás, assim como os seus e os meus.
"Esta é a história de Jacó. Tendo José dezessete anos..." (Gênesis: 37.2)
"Ora, Israel amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice....". Gênesis: 37.3
 

Sua mulher Raquel, a quem ele amava muito, não podia ter filhos e isso a fazia muito infeliz. Ainda que Jacó tivesse filhos com outras esposas, conforme permitia o costume de seu povo a fim de que não ficasse sem descendência, ele sonhava ardentemente com um filho de sua amada Raquel. Mulher pela qual havia se apaixonado e, por exigência de seu sogro, trabalhado duros anos gratuitamente como pagamento do dote. 

"...Assim, por amor de Raquel, serviu Jacó sete anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava." Gênesis: 29.20
"Vendo Raquel que não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã, e disse a Jacó: Dá-me filhos, se não morro.
Então se acendeu a ira de Jacó contra Raquel, e disse: Estou eu no lugar de Deus, que te impediu o fruto de teu ventre?". Gênesis:30.1 e 2

Então, depois de anos de humilhação, mas também de perseverante clamor, Deus lembrou-se de Raquel e ela engravidou e deu a luz um filho. Eis, portanto, o sonho de Jacó! Gerado por Deus de maneira sobrenatural, em circunstâncias impossíveis. Um sonho chamado José.
"E lembrou-se Deus de Raquel; e Deus a ouviu, e abriu a sua madre. E ela concebeu, e deu à luz um filho, e disse: Tirou-me Deus a minha vergonha. E chamou-lhe José, dizendo: O SENHOR me acrescente outro filho." Gênesis: 30. 22,23 e 24

Nenhum comentário:

Postar um comentário